Banner 2
Banner 3

Hospital Veterinário

HISTÓRIA

O Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (HVU), criado em 1976, é um órgão suplementar ligado a Reitoria e desenvolve atividades de apoio à Faculdade de Medicina Veterinária no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços na área de Medicina Veterinária à comunidade local, regional e nacional. A administração financeira do Hospital Veterinário Universitário (HVU) é realizada pela Fundação de Desenvolvimento Agropecuário (FUNDAP).

O HVU da UFU é o principal centro de referência em serviços médico-veterinários na cidade de Uberlândia e região. Oferece atendimento especializado a cães e gatos e outros animais de companhia, incluindo animais silvestres e a animais de produção e serviços tais como: bovinos, caprinos, ovinos, suínos, eqüinos. Constitui uma opção para a realização de aulas, estágios curriculares obrigatórios e supervisionados, plantões e pesquisas experimentais para os alunos da UFU e de outras Instituições de Ensino Superior. Constitui também lócus de formação no nível de pós-graduação Lato Sensu, destinada à especialização de médicos veterinários, caracterizada por um programa intensivo de treinamento profissional supervisionado, com duração de 24 (vinte e quatro) meses nas áreas: Clínica de Pequenos Animais Domésticos (04 vagas), Clínica de Grandes Animais e Patologia (01 vagas), Cirurgia (02 vagas) e Laboratório Clínico Veterinário (02 vagas).

A missão do HVU é prestar com qualidade, ética e dignidade, serviço de assistência médico-veterinária, conjuntamente com a atividade acadêmica de ensino, pesquisa e extensão, de modo a contribuir para o bem-estar homem/animal. O HVU dispõe de uma infra-estrutura física adequada para o atendimento nas áreas de clínica e cirurgia de pequenos e grandes animais domésticos e selvagens, realização de exames laboratoriais, diagnóstico por imagem (RX, US, Eletrocardiograma), exames histopatológicos, necroscópicos e citopatológicos, vacinação preventiva.

O quadro funcional do HVU é composto por 14 (quatorze) professores plantonistas distribuídos nas especialidades de clínica e cirurgia de pequenos e grandes animais domésticos, clínica e cirurgia de animais selvagens, radiologia, ultrasonografia, laboratório clínico, patologia animal, odontologia veterinária; 03 (três) Médicas Veterinárias Administrativas, sendo duas para o ambulatório clínico e 01 para a cirurgia veterinária, 09 (nove) Residentes e 20 Técnicos-administrativos sendo: 06 técnicos de laboratório, 01 assistente de laboratório, 01 técnico de radiologia, 01 laboratorista, 04 assistentes administrativos, 01 auxiliar administrativo, 02 auxiliares de agropecuária, 01 auxiliar de serviços gerais e 01 servente de limpeza.

Entre as atividades desenvolvidas no ano de 2008, incluindo as atividades didáticas, o HVU atendeu 8.046 animais entre consultas e retornos. Realizou 1.608 procedimentos operatórios, 23.229 exames laboratoriais de análises clínicas, 1.102 exames radiográficos, 259 exames ultrassonográficos, 267 necrópsias, 446 histopatológicos (biópsias), 249 exames citopatológicos, 125 transfusões de sangue canino, 1.227 doses aplicadas de vacinação preventiva.

No âmbito do ensino, o Hospital recebeu 935 alunos do Curso de Medicina Veterinária da UFU, sendo 769 alunos do 3º ao 9º período em plantão hospitalar, 04 em estágio curricular obrigatório e supervisionado, 162 alunos em estágio de férias. Realizaram estágio no Hospital Veterinário, 22 alunos de outras instituições do país sendo: 10 em estágio curricular obrigatório e supervisionado e 12 em estágio de férias. No âmbito da extensão, o hospital veterinário atendeu no ano de 2008, 195 animais da Associação de Proteção Animal (APA), 10 animais do Presídio Jacy de Assis, 10 animais da Penitenciária Pimenta da Veiga, 70 eqüinos de carroça, 193 animais encaminhados pela Polícia Ambiental e 138 animais encaminhados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA). Foram atendidos também 309 animais pelo Serviço de Assistência Social (SAS).

Link: www.hospitalveterinario.ufu.br/